quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Encontro Cultural - 2017

Olá!
Tivemos em nossa unidade o Encontro Cultural, dia 27/10. O tema desse ano foi "migração, imigração e xenofobia".
Segundo o dicionário Aurélio online, a palavra xenofobia significa: 

"Aversão aos estrangeiros ou ao que vem do estrangeiro, ao que é estranho ou menos comum."

Partindo de uma pesquisa com a origem das crianças e famílias, descobrimos que muitas famílias vieram de outros Estados do Brasil. Desta forma, elegemos as quatro regiões mais citadas nos questionários, para trabalharmos com as crianças ao longo do mês e também preparamos oficinas e ambientes direcionados à cultura desses locais. 
**Trabalhos realizados pelas turmas**

Em primeiro lugar, com maior incidência de famílias vindas dessa região, está o Estado do Paraná. Em segundo lugar ficou a Bahia e empatados em terceiro lugar ficaram os Estados de Pernambuco e Minas Gerais.
Tivemos duas apresentações musicais, uma delas foi a apresentação do grupo de pífanos "Flautins Matuá", que nos brindou com uma apresentação com viola caipira e pífano, colocando todo mundo para dançar! 
Também tivemos a apresentação das professoras e equipe gestora da unidade, com uma vivência de dança de pau de fita.


Cada sala representou um Estado, a sala 01: Bahia, contou com uma explicação sobre o Rio São Francisco e uma oficina para construir personagens com bonecos de prendedores de roupas.


Sala 02: Pernambuco, com Oficina de Samba de Coco, com a mestra Emília, do Coco do Encantado (da Paraíba), onde as famílias e crianças puderam conhecer um pouco mais sobre a história do samba de coco, os instrumentos utilizados, vivenciar o ritmo, cantar e até construir uma música, de autoria do grupo! (Essa vivência foi realizada com as duas turmas que participaram da oficina no período da tarde)



Sala 03: Minas Gerais. Com a colaboração especial da família de uma das crianças da unidade, tivemos uma exposição de objetos muito comuns em áreas rurais, tais como moedor de café, de carne, roda de carroça, entre outros materiais. Também tivemos um espaço de jogos (quebra-cabeça e jogo da memória) com algumas cidades do Estado de Minas, feito pelas professoras.



Sala 04: Paraná. As professoras organizaram uma oficina de artesanato com pinhas, fruto do pinheiro, árvore símbolo do Estado do Paraná. As famílias e crianças também puderam conhecer um pouco mais sobre o café, em razão da cidade de Londrina (PR) ter sido a maior cidade produtora de café do Brasil.


No pátio tivemos uma oficina de Isogravura, retomando a ideia da literatura de cordel e da xilogravura, com a presença da Andrea, que conduziu a oficina e ensinou crianças e famílias um pouco mais sobre essa arte.


Depois de tantas atividades interessantes, não podíamos nos esquecer do lanche! Partindo também da ideia de resgatar alimentos típicos ou bem conhecidos de cada uma das regiões, crianças e famílias tiveram a oportunidade de degustar tutu de feijão (MG), suco de caju e cocada (Nordeste) e uva (Sul).

Gostaríamos de deixar nosso agradecimento a todas as pessoas que se envolveram e fizeram esse evento mais um dia tão marcante para nosso CEI. Em especial à Andrea, mestra Emília, Fernando Tocha e João Arruda, que aceitaram o convite de estarem conosco nesse evento, e a todas as crianças e famílias que participaram, brincaram, dançaram e se divertiram!

Até o próximo evento!

Equipe do CEI João Vialta

Nenhum comentário:

Postar um comentário