quarta-feira, 29 de abril de 2015

Turma do Tubarão - AGIII E

  “Brincar é a característica marcante da infância, constituiu-se numa experiência completa, que exige a participação total da criança em termos de movimentação física, envolvimento emocional, ação da mente, comportamentos espontâneos e improvisados, além de favorecer a tomada de decisões, a resolução de problemas e de desenvolver a criatividade.” (NICOLAU, 2011. p.21)


  Olá! Hoje vocês vão conhecer um pouco sobre o AGIII – E, da educadora Erika do período da tarde. Somos a Turma do Tubarão, nome escolhido em votação a partir de nomes sugeridos pelas crianças. Uma de nossas brincadeiras favoritas surgiu de um material bem simples: caixas de papelão.
  Um dia, nós, as educadoras que dividem a sala 01 (Susete, do período da manhã e eu, Erika, da tarde), resolvemos colocar algumas caixas de papelão encostadas em uma das paredes, a princípio tendo como objetivo fazer um armário para guardar os utensílios da casa de boneca.
  Logo que as crianças da Turma do Tubarão chegaram, já observaram essa “novidade”. Conversamos na roda de conversa sobre a utilização das caixas, mas claro que as crianças tinham muito mais ideias para utilizar as caixas!
  No primeiro dia, as caixas foram usadas como armários apenas, guardando pratos, talheres, ajudando na organização de nossa cozinha de faz de conta... Já no segundo dia... o armário virou mesa e as crianças ficaram em volta, se serviram, deram comida para as “filhas”...
  Claro que nossas invenções não iam parar por ai!! De armário e mesa, as caixas se tornaram berços, organizador de dinossauros, carro, trem, prédio... Cada criança que chegava para brincar dava uma nova função a esse objeto, tantas vezes descartado no dia a dia do adulto e que sequer paramos pra pensar em como pode ser fonte de invenções, descobertas...
  Uma das últimas brincadeiras foi inventada a partir da observação de uma criança, que percebeu todas as caixas empilhadas e com o auxílio de uma peça de encaixe de plástico, sugeriu aos amigos brincar de “tomba caixa” (semelhante a tão conhecida brincadeira Tomba Lata, na qual o objetivo é atirar uma bola e derrubar a pilha de latas).
Nem precisamos dizer que a brincadeira fez o maior sucesso!! Depois de derrubarmos muitas vezes a pilha de caixas, resolvemos brincar de acertar as peças dentro da caixa, lançando a uma distância que foi sendo aumentada gradativamente, para aumentar o grau de dificuldade da brincadeira..
  Vejam abaixo algumas fotos da turma brincando, em diferentes momentos com as caixas...



  São inúmeras as possibilidades a partir das caixas, que tal fazer essa experiência em casa? Depois nos contem como foi a brincadeira! Boa diversão.

                                                                               Profª Erika

Nenhum comentário:

Postar um comentário